Há tanto tempo que te amo - Philippe Claudel

Há tanto tempo que te amo - Drama - França/Alemanha - 116 min - 2008

Roteiro e Direção: Philippe Claudel

Com Kristin Scott Thomas, Elsa Zylberstein, Serge Hazanavicius, Laurent Grévill y Frédéric Pierrot.

Indicações: BAFTA - Melhor Filme de Idioma Não-Inglês / BERLIM - Melhor Diretor / British Independent Film Award - Melhor Filme Independente Extrangeiro / CÉSAR - Melhor Filme Francês, Melhor Música Escrita para um Filme, Roteiro Original, Melhor Atriz / Globo de Ouro - Melhor Filme de Língua Extrangeira, Melhor Atriz.

Prêmios: BAFTA - Melhor Filme / CÉSAR - Melhor Filme de Estréia, Melhor Atriz Coadjuvante

Em sua estréia na direção, Philippe Claudel nos apresenta uma obra que possui uma característica especial dos bons filmes – trazer consigo discussões e questionamentos que são muito maiores do que sua narrativa.

Ao contar a história do reencontro de duas irmãs, envolvido em algum mistério do passado, Claudel discute não apenas os velhos clichês de filmes de reencontro, mas nos dá uma visão mais pessoal sobre estes que se afastam do nosso cotidiano, e o que eles tem a acrescentar em nossas vidas
Apesar de demorar um pouco para que o espectador entre no filme, a obra é muito bem escrita e dirigida. A narrativa é fluída e natural, e os personagens são reais. As atuações são boas, e a trilha sonora, apesar de se fazer muito presente em alguns momentos, é de bom gosto, acompanha o ritmo da narrativa e se soma ao efeito estético do filme.

E Claudel consegue algo que é muito raro hoje em dia – manter o nível do filme até o final, sem ser piegas.

Um belo drama, que discute diversos temas com bastante sensibilidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Superman Returns

Análise: "Teorema", de Pasolini

Two Ghosts in one shell – um texto comparativo para além do whitewashing